Capim vaquero

Uma boa nutrição do rebanho é um dos principais fatores para se conseguir bons resultados qualquer que seja a criação. Assim sendo, o cultivo do capim adequado é fundamental para se atingir os objetivos traçados. Diante disso, o capim vaquero se mostra como uma das melhores opções para o pecuarista. Isto porque essa forrageira poderosa é consequência da mistura física de sementes de dois cultivares da mesma espécie (Cynodon dactylon), a Bermudagrass unhullead e o CD90160. E, dessa mistura, constituiu-se um capim repleto de atributos indispensáveis e eficazes quando se pensa em resultados.

Mas quais seriam estes atributos? Bem, primeiramente, é importante ressaltar a capacidade de adaptação climática do capim vaquero, que se desenvolve tanto em ambientes de seca como climas extremamente frios, sendo inclusive tolerante a geadas. Logo, é viável usá-lo em todas as regiões do Brasil. Já o seu alto valor nutricional, com destaque para o percentual de proteína (Até 32%, conforme a fase de desenvolvimento da planta) - é decisivo para o fortalecimento dos animais no sentido de sanidade, engorda dos animais, aumento da produção de leite, embelezamento da pelagem, dentre outros. Assim como a alta capacidade de cobertura do solo que - certamente - dará mais suporte à alimentação do gado. Dito isso e diante de resultados de pesquisa publicados que comprovam seus diferenciais, podemos afirmar, sem dúvidas, que se trata de uma forragem a parte.

Desse modo, ressaltamos outro aspecto da versatilidade do vaquero. Ele pode ser usado para todos os tipos de criações, sem restrições, principalmente bovinos, equinos, ovinos, caprinos e até aves e suínos, apresentando ainda excepcional palatabilidade, e digestibilidade similar ao milho (68%). Em paralelo, possibilita ainda diversas possibilidades de uso. Por meio de sistemas de produção, o capim vaquero pode ser utilizado para finalidades específicas , pode ser utilizado para fenação, pastoreio rotacionado ou direto, silagem, corte para fornecimento direto no cocho, pastagens irrigadas e integração lavoura-pecuária.

Nesse contexto, vale a pena lembrar da proeminência do capim vaquero sobre outros capins cultivados da mesma espécie, todos híbridos estéreis, a exemplo do Tfton 85, Coatcross e a Estrela Africana. O grande diferencial é o processo de plantio. O vaquero é o único realizado por meio de sementes, embora também possa ser plantado por mudas. Ao contrário, os híbridos estéreis são formados apenas por mudas, o que encarece e muito a formação. Dessa maneira, além dos benefícios qualitativos próprios do capim vaquero, há uma clara vantagem sobre o custo-benefício desta forrageira.

Saiba mais acessando o produto, conheça de forma detalhada outros aspectos que envolvem o capim vaquero, como: tipo de solo recomendado, dicas de adubação e outros. Trabalhamos com as sementes originais do capim vaquero, com os melhores preços do mercado e garantia de germinação. Faça o seu pedido! Em caso de dúvidas, fique à vontade e envie uma mensagem para atendimento@galpaocentrooeste.com.br ou ligue para (61) 9 8225 3031. Através destes canais, você poderá esclarecer todas as suas duvidas com nosso engenheiro agrônomo.

Saiba Mais

Ajustar Direção como Decrescente

1 Item(s)

Ajustar Direção como Decrescente

1 Item(s)

Cadastrar

Inscreva-se para receber novidades e ofertas exclusivas: