Capim para ovinos

Você sabe como escolher a melhor opção de capim para ovinos? O primeiro passo é verificar se as forragens disponíveis se adaptam ao clima e ao solo da sua região. Depois, é fundamental ter em mente que estes animais possuem hábitos específicos de pastejo, o que os difere dos bovinos, por exemplo.

Os ovinos costumam pastar de forma mais rente ao solo. Por causa dessa característica, é recomendado escolher para cultivo espécies de porte mais baixo, embora não seja incomum o cultivo de espécies de porte mais alto, espécies estas do gênero Panicum. Este comportamento relacionado a forma de pastejo está ligado à estrutura facial destes animais ruminantes e ao fato de pastarem em grupos.

Um outro hábito dos ovinos pode ser destacado: eles são seletivos quanto às partes da forrageira que ingerem, escolhendo apenas as menos fibrosas, que são de fácil digestão. Assim, eles acabam escolhendo as partes de maior valor nutritivo, com alta concentração de proteína. Basicamente, preferem os pastos mais finos e desprezam os mais fibrosos. Com base no comportamento dos animais, especialistas recomendam que não se estabeleçam pastagens com diferentes linhas de gramíneas, pois os animais acabaram optando por aquela de maior valor nutricional.

Em algumas propriedades rurais, o pasto é a única fonte de alimento dos ovinos. Por isso, é importante ter muito cuidado com a qualidade das forragens que serão disponibilizadas e seguir com atenção as recomendações para o plantio de cada espécie forrageira. Entre os tipos de forragens que recomendamos para a criação de ovinos estão os Panicuns, Cynodons (Bermuda e Vaquero), Grama pensacola, Brachiaria humidícola e Brachiaria Llanero (Dictyoneura).

As recomendações para cada uma são distintas, mas é possível destacar que os níveis de fósforo e potássio do solo precisam ser ajustados em alguns casos. É bom deixar claro, no entanto, que não existe o capim perfeito, pois cada um tem suas qualidades e limitações.

Entre em contato com nosso time de vendas pelo e-mail atendimento@galpaocentrooeste.com.br ou ligue para o telefone (61) 9 8225 3031 e fale com nosso Agrônomo! Por meio destes canais você pode tirar dúvidas sobre as linhas que comercializamos em nosso catálogo.

Saiba Mais

Ajustar Direção como Decrescente

20 Item(s)

Ajustar Direção como Decrescente

20 Item(s)

Cadastrar

Inscreva-se para receber novidades e ofertas exclusivas: