Integração Lavoura Pecuária

O principal objetivo da Integração Lavoura Pecuária (ILP) ou Sistema Santa Fé desenvolvido pela Embrapa, é o cultivo do solo de forma sustentável durante todo o ano, incrementando a produção de grãos e aumentando o ganho em carne e leite com custos mais baixos. A prática é uma alternativa de aumento de produtividade para a agricultura e para a pecuária, além de auxiliar na recuperação de áreas degradadas. Em resumo, a integração de atividades diferentes, faz com que uma atividade gere benefícios a outra e ao sistema como um todo, reduzindo as perdas para o produtor.

O interesse por esse tipo de cultivo tem aumentado, principalmente por parte de produtores de regiões que enfrentam longos períodos secos. Nesses locais, as áreas de cultivo costumam permanecer ociosas por meses, o que compromete muitas vezes a viabilidade das atividades agropecuárias. A integração promove ainda a reciclagem de nutrientes e a manutenção das características físicas e biológicas do solo.

Benefícios da Integração Lavoura Pecuária 

O sistema apresenta alguns benefícios similares ao sistema de rotação de culturas. A quebra do ciclo de pragas é um benefício que também se observa com a integração, inclusive com o aumento da diversidade de insetos inimigos naturais, melhoria no que se refere a estrutura do solo, aumento do teor de matéria orgânica e também a retenção de umidade. Da Integração Lavoura Pecuária, deriva-se a Integração Lavoura Pecuária Floresta, onde neste caso há a introdução de florestas artificiais.

Já é comum a integração de culturas voltadas a produção de grãos, como a soja ou o milho, com espécies forrageiras como a Brachiaria, por exemplo. É comprovado que a presença do capim, quando bem manejado e trabalhando-se com as taxas de semeadura adequadas, não afeta a produtividade por hectare de grãos, mas às vezes pode ser necessário conter o crescimento da forrageira (capim) com o uso de herbicidas específicos em subdosagem, visando o equilíbrio do sistema.

Em nosso catálogo de vendas, dispomos de vários tipos de capins adequados a implantação do sistema, sendo os mais comuns: a Ruziziensis, BRS Piatã, BRS Paiaguás e a Decumbens. Também estão disponíveis os capins do gênero Panicum e outras opções. Essas são algumas opções de forrageiras que propagam-se por sementes, recomendadas para a Integração Lavoura-Pecuária.

Adquira sementes de qualidade para realizar o sistema de integração em sua propriedade. Dispomos de materiais selecionados e entregamos em todo o território nacional. Entre em contato com a equipe de vendas da Galpão Centro-Oeste por meio dos nossos canais de atendimento, por e-mail atendimento@galpaocentrooeste.com.br ou pelo telefone (61) 9 8225 3031.

Saiba Mais

Ajustar Direção como Decrescente

16 Item(s)

Ajustar Direção como Decrescente

16 Item(s)

Cadastrar

Inscreva-se para receber novidades e ofertas exclusivas: