Capim para Silagem

A silagem é um processo de fermentação de forragens verdes a fim de transformá-las em matéria seca. Trata-se de uma prática muito importante na pecuária brasileira, pois possibilita variações na dieta animal sem comprometer o desenvolvimento e a ingestão de nutrientes. Mas você sabe como funciona?

Como fazer silagem?

Bem, como sinalizamos no parágrafo anterior, a silagem é um processo de fermentação que ocorre por meio da ensilagem. Antes de tudo, deve-se colher a forrageira que pretende-se preparar a silagem. Conforme o tamanho da área isto pode ser feito de forma manual ou com a ajuda de um equipamento adequado, como uma colhedora de capim para silagem. Com o material colhido, é preciso cortar e picar as forrageiras ainda verdes e armazená-las de forma bastante hermética, pois a ação das bactérias no processo deve ser anaeróbica, isto é, sem qualquer vestígio de oxigênio. Para isso, silos verticais, fardos e trincheiras revestidos de plástico são comumente usados. No entanto, vale a pena ressaltar que essa fermentação se concretiza por meio de ácido lático e outros ácidos orgânicos, tornando possível a preservação dos nutrientes da matéria vegetal. A silagem de capim pode ser fornecida como alimento a qualquer tipo de animal, como coelho, cavalos, bois, carneiros, galinhas, etc.

Nesse contexto, o ideal é produzir a silagem nos períodos de maior volume de matéria verde no pasto. Dessa forma, será viável suprir as necessidades nutricionais do rebanho na época de seca ou frio extremo, quando o volume de pastagem fresca é insuficiente.

Tipos de Capim para Silagem

Com relação ao capim para silagem a ser utilizado, os preferidos são os mais produtivos, como a Mombaça, Tanzânia, o BRS Zuri e o capim “Vaquero”. No entanto, vale dizer que, quando procura-se aproveitar o excesso de forragem das pastagens, utiliza-se aquelas já instaladas na propriedade; cultivares do gênero Brachiaria também podem ser utilizados, inclusive, devido a melhor flexibilidade de manejo e a menor concentração de água, tanto os cultivares de Brachiaria, quanto a Mombaça e a Tanzânia, são os preferidos para este processo pensando-se em capim, havendo, no entanto, outras opções.

No que se refere à manutenção dos animais, o cultivo do capim para silagem é de significativa importância. O fato dessa técnica suprir de forma satisfatória a nutrição das matrizes colabora para a evolução progressiva e equilibrada em todas as fases da criação, tanto para a pecuária de corte, como para a leiteira. Desse modo, ainda que o clima ou alguma interferência inesperada comprometa o seu pasto, você será completamente capaz de alimentar com qualidade e eficiência os seus animais a fim de garantir um resultado de alta performance.

A Galpão Centro Oeste dispõe de diversos materiais recomendados também para a produção do melhor capim para silagem. As nossas sementes são analisadas e possuem certificados de germinação e pureza, temos ainda uma ampla variedade de sementes de milho e sorgo, aptos também a produção de silagem. Além de várias opções de ensiladeiras, que visam otimizar a produção de silagem em sua propriedade. Aproveite a oportunidade, acesse o nosso catálogo de vendas e confira os melhores preços e condições de pagamento!

Em caso de dúvidas, fique à vontade e envie uma mensagem para atendimento@galpaocentrooeste.com.br ou ligue para (61) 9 8225 3031. Assim, você poderá esclarecer todas as suas dúvidas com nosso engenheiro agrônomo.

Saiba Mais

Ajustar Direção como Decrescente

22 Item(s)

Ajustar Direção como Decrescente

22 Item(s)

Cadastrar

Inscreva-se para receber novidades e ofertas exclusivas: