Capim para caprinos

O bom desenvolvimento dos caprinos é consequência também de uma pastagem bem formada a partir de sementes devidamente certificadas. Desse modo, associando-se a outros fatores de importância, o desenvolvimento da pastagem escolhida será pleno, proporcionando o suporte necessário à nutrição do rebanho. No entanto, é essencial informar-se a respeito das práticas recomendadas para uma boa formação de pastagem, por isso é importante o acompanhamento técnico do investimento a ser realizado por um Engenheiro agrônomo de sua confiança. Conhecer as características de solo e clima de sua região também é fundamental, pois a partir desses dados será possível escolher com precisão o tipo de forrageira mais adequada a cada situação.

Apesar de algumas pastagens destinadas à caprinos serem formadas a partir de forragens de maior porte, aquelas de menor porte apresentam manejo mais fácil. Normalmente, os caprinos preferem pastagens mais baixas, uma vez que o hábito deles é fazer o pastejo mais próximo ao solo, recomendado-se altura máxima da pastagem para estes animais de 1 m ou na prática a altura do focinho, já que devido ao hábito gregário destes animais, é interessante que consigam se ver, enquanto pastejam. Dessa forma, os animais conseguem aproveitar melhor a forragem, evitando-se o acúmulo, sobras de matéria orgânica (resíduos do próprio pasto) as quais além de poder ocasionar a morte de novas brotações na pastagem por abafamento, também tornam o ambiente propício ao desenvolvimento de vermes gastrointestinais, levando a sérios prejuízos econômicos.

Em se tratando de capim para caprinos, alguns cultivares se destacam para solos de média a alta fertilidade, como a Aruanã, BRS Tamani, Massai, BRS Zuri, Tanzânia, Mombaça e Capim “Vaquero”, etc; e para solos mais pobres, teem-se como opções, o Andropogon, a Brachiaria humidicola (Llanero, Humidicola ou BRS Tupi), etc; outras Brachiarias podem ser usadas, mas com os devidos cuidados e também não de forma exclusiva, devido aos riscos com relação a ocorrência de fotossensibilização nos animais, cujo sintoma principal é a irritação na pele dos animais, mas que pode levar a óbito.

Geralmente, todos os capins para caprinos apresentam boa resistência à cigarrinha-das-pastagens, suportam bem o pisoteio e são propensos a crescer durante períodos secos, embora de forma bem reduzida em alguns casos, conforme o regime pluviométrico da região e a existência ou não de sistema de irrigação. A palatabilidade e o teor proteico vão depender do cultivar recomendado, das condições edafoclimáticas da região e dos investimentos a serem realizados em correção, adubação e irrigação na área.

No portfólio da Galpão Centro Oeste, temos uma ampla variedade de capins para caprinos com o objetivo de atender às demandas específicas de cada criador. Acesse o nosso catálogo de vendas. Aqui será possível conhecer detalhadamente cada tipo de semente. Todas nossas sementes são certificadas, possuem garantia de pureza e germinação. Uma delas, certamente, é a ideal para a sua necessidade. Aproveite e faça agora o seu pedido!

Em caso de dúvidas, fique à vontade e envie uma mensagem para atendimento@galpaocentrooeste.com.br ou ligue para (61) 9 8225 3031 e fale direto com nosso Engenheiro agrônomo.

Saiba Mais

Ajustar Direção como Decrescente

23 Item(s)

Ajustar Direção como Decrescente

23 Item(s)

Cadastrar

Inscreva-se para receber novidades e ofertas exclusivas: