Sementes de Milho

A produtividade de uma lavoura de milho também está relacionada à qualidade da semente que foi adquirida. Sementes de milho analisadas, certificadas e com garantia de germinação determinam, sem dúvida, o êxito da sua plantação. Do mesmo modo, é importante observar a região onde pretende formar sua lavoura, pensando-se, principalmente, quanto às características do clima e solo, e também quanto a finalidade de uso, para assim já se ter uma primeira idéia do tipo de milho que deverá ser implantado na área. É importantíssimo ainda seguir as devidas recomendações técnicas quanto ao preparo da área, correção do solo e adubação. As sementes mais comumente utilizadas em produções comerciais são de milhos híbridos, milhos transgênicos ou não, e variedades, que é justamente a forma como subdividem-se os cultivares de milho.

Milho Híbrido

Resumidamente, quando nos referimos ao milho híbrido, estes dividem-se em híbridos simples, duplos e triplos. Os híbridos simples são aqueles com maior potencial de produção e são indicados para lavouras de alto investimento. Em paralelo, temos os híbridos triplos e os híbridos duplos recomendados, respectivamente, para demandas de médio e alto investimento e médio investimento.

Milho Transgênico

Temos também as sementes de milho transgênicas, que são híbridos simples ou triplos geneticamente modificados, nos quais foram introduzidos genes específicos que visam disponibilizar as plantas oriundas destas sementes, a resistência ao uso do herbicida glifosato e também a resistência às principais lagartas que causam prejuízo econômico ao milho. A resistência às principais lagartas que atacam o milho é possível devido a produção de uma proteína tóxica pela planta do milho. A produção da toxina é viabilizada devido justamente a inserção de genes do Bacillus thuringiensis (Bt) no milho. A tecnologia RR é a que possibilita a resistência do milho ao uso do herbicida glifosato.

Cultivo de Milho

Em geral, o cultivo de milho se adapta muito bem às mais diversas regiões do país. A única ressalva são as temperaturas extremas, muito baixas ou regiões muito quentes e secas.

Além do plantio de verão, que ocorre durante o período das águas, ganha cada vez mais destaque o plantio do milho safrinha. Modalidade de cultivo que envolve a exploração da cultura no final do período das chuvas, sendo o seu plantio realizado geralmente no período de fevereiro a março de cada ano. O destaque desta modalidade de plantio refere-se a sua representatividade que vem crescendo ano a ano frente a área total plantada com milho e consequentemente a sua participação no total produzido de milho no calendário agrícola.

Para o plantio, vale a pena reforçar a necessidade de atenção especial sobre alguns tópicos: clima, luminosidade, solo, irrigação, regulagem adequada da plantadeira, revisão de implementos e equipamentos, como, por exemplo, pulverizadores, e orientação técnica profissional, dando preferência sempre a um engenheiro agrônomo. O sucesso nos resultados tanto no cultivo da safra verão quanto do milho safrinha, segunda safra, depende muito destes cuidados. Com relação à finalidade de uso, há opções para produção de grãos, silagem, milho verde/pamonha, pipoca, milho doce, bem como milho ceroso, destinado à indústria de amido.

A produção de milho movimenta intensamente a economia nacional e internacional. O consumo deste produto é uma crescente no Brasil, o que torna esta cultura extremamente promissora. Nos pontos de venda, estão disponíveis nas versões in natura, conservas alimentícias ou ainda como ingrediente de diversos produtos. E, com certeza, já fazem parte do cardápio diário do brasileiro. Diante desse cenário, a biotecnologia, a fim de otimizar a qualidade dos insumos utilizados pelos produtores, tem desenvolvido cultivares de milho específicas para atender a esse mercado.

Nesse sentido, comprar sementes certificadas será o diferencial para uma lavoura bem-sucedida. Adquirir sementes analisadas, com certificado de germinação e pureza vai proporcionar a segurança necessária para o agricultor conseguir projetar metas e resultados bem definidos. Além disso, é fundamental escolher a cultivar com características ideais para satisfazer as demandas relacionadas ao negócio em questão. Transgênicos ou não, os híbridos deverão apresentar alguns atributos como: grãos dentados amarelos, espigas grandes e cilíndricas, sabugo branco, granação satisfatória e pericarpo fino, por exemplo. Junto a isso, podemos ainda citar o potencial de rendimento por hectare, a excelente sanidade foliar e de colmo, bem como a estabilidade em climas tropicais.

A Galpão Centro-Oeste dispõe de diversos tipos de sementes de milho para plantio com melhor preço. Todas as nossas alternativas possuem certificação de pureza e germinação, o que garantirá um retorno bastante positivo sobre o seu investimento. Dessa forma, também será possível ter uma inserção competitiva no mercado, uma vez que serão atendidos os critérios mais rigorosos da indústria. A partir daqui, convidamos você a acessar o nosso catálogo de vendas e conhecer detalhadamente cada cultivar. Aproveite e confira os melhores preços e condições de pagamento!

Em caso de dúvidas, fique à vontade e envie uma mensagem para atendimento@galpaocentrooeste.com.br ou ligue para (61) 9 8225 3031. Assim, você poderá esclarecer todas as suas dúvidas com nosso engenheiro agrônomo.

Saiba Mais

Ajustar Direção como Decrescente

17 Item(s)

Ajustar Direção como Decrescente

17 Item(s)

Cadastrar

Inscreva-se para receber novidades e ofertas exclusivas: