Sementes de Brachiaria

A Brachiaria ou "braquiaria" é um dos principais, senão o principal, gênero de capim responsável por colocar o Brasil na posição de maior exportador mundial de carne bovina. Nativo da África, a Brachiaria foi introduzida no país na década de 1960 e hoje é considerada um dos gêneros mais populares do país, sendo cultivado em cerca de 70 milhões de hectares espalhados por diversos estados, principalmente no bioma cerrado.

A sua inquestionável importância para a agropecuária brasileira vem do seu bom valor nutritivo para o gado e sua adaptabilidade a diversos ecossistemas. As pastagens de Brachiaria auxiliam na cria, recria e engorda de bovinos com sustentabilidade.

Características do Gênero Brachiaria

Trata-se de um gênero que abrange características como tolerância à seca, ao frio e às cigarrinhas, conforme o cultivar. Para se formar uma boa pastagem, além de sementes de capim brachiaria de boa qualidade, é fundamental escolher a espécie e cultivar de Brachiaria adequados, conforme a finalidade de uso, características do solo e clima, os investimentos que pretende-se fazer na área, dentre outros.

Espécies de Capim Brachiaria

O gênero Brachiaria divide-se em diferentes espécies, dentre as principais que propagam-se por sementes temos:

Destas espécies derivam os principais cultivares utilizados no país como o Marandu (Brachiarão), BRS Piatã, Xáraes (MG5, Toledo ou Vitória), BRS Paiáguas, Humidicola (Quicuio ou Quicuia), Llanero (Dictyoneura) e Basilisk (Brachiarinha).

Uma das espécies mais rústicas e que tem boa capacidade de adaptar-se a solos de baixa fertilidade e regiões com pouca chuva é a brachiaria decumbens, que foi a primeira Brachiaria a entrar no Brasil. Assim como a Brachiaria brizantha, apresenta boa digestibilidade e palatabilidade. Já a brachiaria humidicola é considerada a brachiaria com maior resistência à seca, embora seus níveis de proteína não estejam entre os maiores. A brachiaria ruzizensis apresenta uma característica bem parecida com a decumbens: também é adaptada aos mais diversos tipos de solo, apresenta porte mais baixo, e atualmente é uma das forrageiras mais utilizadas em tecnologias que envolvem o consórcio pastagem x milho ou pastagem x soja.

Entre em contato conosco caso tenha dúvidas sobre qual a melhor espécie para implantar em sua propriedade. A Galpão Centro Oeste possui uma ampla variedade de capins do gênero Brachiaria, com as melhores condições de pagamento e distribuição para todo o território nacional. Esclareça suas dúvidas através de um de nossos canais de atendimento, por e-mail (atendimentogalpaocentrooeste.com.br), Chat-online ou através do telefone (61) 9 8225 3031.

Saiba Mais

Ajustar Direção como Decrescente

23 Item(s)

Ajustar Direção como Decrescente

23 Item(s)

Cadastrar

Inscreva-se para receber novidades e ofertas exclusivas: