Capim Vaquero: destaque entre os Cynodons

23/06/2017 11:08

O Capim Vaquero faz parte de um grupo de capins pertencentes ao gênero Cynodon. Neste grupo encontramos capins como o Tifton, Coast Cross, Grama estrela, entre outros. O capim Vaquero apresenta muitas vantagens em relação aos demais Cynodons, o que faz dele uma excelente forrageira para diversos tipos de rebanhos, e com um custo de implantação da pastagem inferior aos demais capins deste grupo.

Os capins do gênero Cynodon tem como centro de origem o continente africano, e despertam interesse pois tem aptidão para produção de feno de alta qualidade e também podem ser utilizados para produção de animais a pasto.

O capim Vaquero foi desenvolvido nos Estados Unidos, mais precisamente na Flórida e se adapta muito bem tanto a regiões de clima quente como de clima ameno. Foi obtido inicialmente pela mistura de sementes de cultivares ornamentais (Pyramid e Mirage) da espécie Cynodon dactylon e de um outro cultivar denominado CD 90160 que tem uma boa capacidade de produção de forragem com palatabilidade elevada e ainda confere uma boa resistência a veranicos. Hoje a mistura física de sementes oficialmente estabelecida é a mistura do CD 90160 e a Bermudagrass. Conforme a proporção dos materiais na mistura, temos hoje duas opções de capim Vaquero, o capim Vaquero convencional (20% CD 90160 + 80% Bermudagrass) e o capim Vaquero Tropical (30% CD 90160 + 70% Bermudagrass).

Características do Capim Vaquero

O capim Vaquero tem como características principais o hábito de crescimento rasteiro, ser uma planta perene, apresentar folhas curtas e talos finos, produzindo de 16 a 18 toneladas de matéria verde/ha/ano. É uma forrageira que tem alta resposta à adubação nitrogenada e a irrigação, sendo ainda considerada resistente a seca. Tem qualidade nutritiva bastante boa, com teor de proteína médio sob pastejo em torno de 27%, considerando um pasto bem manejado.

Principais tipos de Cynodons

Por ser um capim que, embora já esteja a alguns anos no mercado, ainda é pouco conhecido em algumas localidades. É importante saber diferenciá-lo dos demais capins do gênero. Vejamos algumas características dos principais tipos de Cynodons:

Grama Estrela

Se propaga apenas por estolões, que são compridos, numerosos e grossos, fazendo uma rápida cobertura do solo, o que faz com que tenham uma ótima resistência ao pisoteio animal. Não é tão exigente em fertilidade de solo, mas responde bem em solos férteis e arenosos. Produz uma forragem de boa qualidade nutritiva, garantindo bom desempenho de rebanhos para produção de leite ou carne.

Coast Cross

Forrageira mais exigente em água e fertilidade de solo, apresenta ótimo diâmetro de colmos com grande quantidade de folhas, resultando em elevada produção de matéria seca. Tem bom valor nutritivo e resistência ao frio. Uma desvantagem, também comum aos outros capins do gênero, é o seu plantio exclusivamente por mudas, encarecendo os custos de formação da pastagem.

Tifton

Tem como principal característica a ausência de rizomas. Apresentam hastes grossas e ásperas, podendo ter pilosidades. São híbridos estéreis que exigem boa fertilidade do solo, em contrapartida apresentam ótima produtividade de massa fresca e digestibilidade. Possuem resistência ao frio e são propagados por mudas. De uma forma geral, observamos que o capim Vaquero possui colmos mais finos e folhas curtas, enquanto que o Tifton 85, por exemplo, tem colmos de espessura maior e folhas mais compridas, o que prejudica sua aceitabilidade e digestibilidade.

Vantagens do Capim Vaquero

Uma das grandes vantagens do capim Vaquero para formação de pastagens é a possibilidade do plantio por sementes. A maioria dos capins do gênero Cynodon são híbridos estéreis que precisam ser multiplicados por mudas ou estolões, o que exige grande quantidade de mão-de-obra quando se considera principalmente áreas mais extensas. Desta forma, o capim Vaquero resulta em um custo de implantação menor quando comparado com os demais capins do gênero.

Outra vantagem é o tempo para a formação da pastagem: em área formada com Vaquero, o primeiro pastejo pode ser realizado a partir de 21 dias, dependendo das condições de umidade do solo. Já no caso de um Tifton 85, o primeiro pastejo vai ocorrer a partir de 50 dias após o plantio.

Plantio do Capim Vaquero

O plantio pode ser feito em regiões com frequência de chuvas considerada baixa, a partir 400mm/ano, atingindo um ótimo potencial de produção em regiões com pluviosidade em torno de 800 mm/ano; condição que é encontrada na maioria das regiões do brasil. Deve ser cultivado em solos com pH na faixa de 6 a 7 e saturação por bases a 60%. A semeadura deve ser feita a lanço com taxa de semeadura variável conforme o padrão a ser semeado, fazendo-se a incorporação com grade leve, para garantir uma profundidade de cobertura das sementes de no máximo 0,5 cm.

O capim vaquero é recomendado para sistemas de pastejo intensivos, contínuo e rotacionado. Tem grande aptidão para produção de feno, pois possui folhas e colmos que perdem a umidade ao mesmo tempo, reduzindo o tempo de produção e com um alto valor nutritivo. Outra utilização do Vaquero refere-se ao auxílio no controle da erosão, que graças ao seu hábito de crescimento estolonífero, proporciona uma excelente cobertura na superfície do solo.

Capim Vaquero Irrigado

Capim VaqueroPara sistemas de produção intensivos, excelentes níveis produtivos podem ser obtidos com o capim Vaquero irrigado. Estudo realizado na Universidade Federal de Viçosa, com o capim Vaquero irrigado sob sistema de irrigação por aspersão, obteve taxas de acúmulo de forragem da ordem de 100 kg de matéria seca/ha/dia. Esta quantidade de forragem é suficiente para suportar até 8 UA/ha.

O capim Vaquero é recomendado para vários tipos de rebanhos. A altura de entrada de pastejo varia de 20 a 25 cm e saída de 10 a 12 cm. Suporta muito bem o pisoteio em pastagens de bovinos de corte e de leite. Para equinos, possui altura adequada de crescimento, o que permite um bom pastejo. Ainda possui a grande vantagem de ser uma excelente forrageira para produção de feno de alta qualidade para cavalos. Também é recomendado para caprinos e ovinos.

Por tudo o que foi apresentado, o capim Vaquero se mostra como uma ótima opção para o pecuarista que busca produzir um capim de alta qualidade nutritiva, para categorias animais exigentes e com um custo de implantação menor que outros Cynodons.

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+