Contenção de encostas

Além da nutrição animal, as espécies forrageiras são muito importantes para a proteção do solo contra processos de degradação. Frequentemente, algumas regiões no Brasil sofrem com os processos de erosão, desertificação acelerada e salinização, consequências provocadas geralmente pelo mal uso do solo. Estes processos, além de desvalorizarem a propriedade, tem como consequências a redução da fertilidade do solo, o assoreamento de cursos d'água e o desequilíbrio na biodiversidade. Nesse contexto, os capins, gramas e leguminosas são excelentes opções de, a grosso modo, “vegetação para segurar barranco” com função decisiva para a recuperação de áreas afetadas e a preservação de outras áreas sujeitas a processos erosivos.

Para tal finalidade, as espécies com hábito de crescimento estolonífero, rizomatoso e decumbente são as mais indicadas. Elas têm a capacidade de cobrir totalmente o solo, protegendo-o contra o impacto direto de gotas de chuva e dos ventos, justamente por serem espécies mais rasteiras, que forram o solo como um todo, e conforme a espécie, lançam ramas, mudas, criando uma “tela” ou “rede” protetora de contenção, reduzindo assim os efeitos negativos da chuva em áreas mais declivosas, através da melhoria do processo de retenção da água na área, minimizando também o choque direto das gotas de chuva no solo.

A Brachiaria Humidicola, a Brachiaria Decumbens, a Grama Bermuda e o Capim “Vaquero” são algumas das opções de “grama para segurar barranco”. No entanto, é importante observar algumas variáveis no momento de escolher a forrageira, tais como: clima, fertilidade e textura do solo, declividade, regime pluviométrico ou disponibilidade de sistema de irrigação dentre outros.

Investir na preservação do solo de forma preventiva é a primeira medida a ser tomada visando tanto o sucesso em vários empreendimentos que acabam por muitas vezes alterando as configurações originais do relevo de determinada área, quanto a valorização do imóvel rural e ao mesmo tempo, quando é o caso, a rentabilização da produção agropecuária.

Diante disso, prezar por sementes de alto padrão fará toda a diferença para que a formação da área ocorra da forma mais rápida possível. Na Galpão Centro Oeste, temos opções variadas de sementes de capim e outros, que podem ajudá-lo. Acesse o nosso catálogo de vendas, conheça mais sobre as espécies recomendadas para este tipo de situação, e aproveite! Os melhores preços e condições você encontra aqui!

Em caso de dúvidas, fique à vontade e envie uma mensagem para atendimento@galpaocentrooeste.com.br ou ligue para (61) 9 8225 3031. Assim, você poderá esclarecer todas as suas duvidas com nosso engenheiro agrônomo.

Saiba Mais

Ajustar Direção como Decrescente

13 Item(s)

Ajustar Direção como Decrescente

13 Item(s)

Cadastrar

Inscreva-se para receber novidades e ofertas exclusivas: