Como realizar a calagem para implantação das pastagens?

20/08/2020 09:22

Antes de realizar a implantação da pastagem é fundamental que o produtor verifique se a acidez do solo precisa ser corrigida. Este passo é fundamental para que a pastagem se desenvolva com qualidade e ganhos de produtividade. Sistema produtivos exigem o uso de pastagens produtivas e bem manejadas, onde os animais possam consumir um pasto de alta qualidade, que seja capaz de suprir boa parte das suas exigências nutricionais. Neste artigo, vamos conhecer melhor a importância da calagem e como realizar a aplicação corretamente.

O que é calagem?

Calagem SoloPara que uma pastagem seja bem estabelecida, bem como sua manutenção, produtividade e sustentabilidade, é fundamental que a fertilidade do solo seja bem desenvolvida. Por isso, o primeiro passo é a correção da acidez do solo, que ocorre através do uso de calcário, a conhecida calagem. O manejo deve ser sempre realizado antes do plantio, de acordo com a recomendação realizada pela análise de solo. A quantidade do corretivo a ser adicionada no solo, está relacionada à produtividade esperada da cultura e ao potencial de resposta da planta forrageira frente à acidez.

O uso do calcário causa reações no solo que permite a melhoria da fertilidade e auxilia na absorção de nutrientes pelas plantas. Quando aplicado no solo, o calcário libera em forma de íons cálcio e magnésio que fica disponível para ser absorvido pelas plantas. Já o bicarbonato vindo do calcário reage com hidrogênio do solo e neutraliza a acidez. Assim, o pH é elevado, o Al trocável do solo neutralizado e a saturação de bases é elevada.

Amostragem de solo

A amostragem de solo é a primeira e principal etapa para avaliação da acidez do solo e necessidade de calagem. Para que a amostra de solo seja represente toda a área avaliada, as amostras devem ser realizadas glebas ou talhões (divisões da área), que apresentem características semelhantes de vegetação, topografia, características perceptíveis do solo e mesmo histórico de calagem. Para uma amostragem representativa, deve-se coletar no mínimo 20 amostras por talhão e misturar essas amostras coletando cerca de 300g de solo que deve ser enviada para o laboratório. A profundidade da amostragem deve ser de cerca de 0 a 20 cm. Em pastagens já estabelecidas, a recomendação é realizar as amostragens de solo a cada 4 anos, mas caso o produtor tenha suspeita que sua área está com déficit nutricional, a amostragem deve ser antecipada. Após o envio para o laboratório de análise e recebimento do laudo da análise química do solo da área, é o momento de avaliar a necessidade de correção.

A figura abaixo desenvolvida pela Embrapa, detalha como deve ser realizada a amostragem do solo, com diferentes ferramentas:

Amostragem Solo Ferramentas

Cálculo da calagem

Após receber a análise de solo é o momento de calcular a necessidade de calagem. Existem dois métodos principais para analisar se o solo necessita de calagem e qual a quantidade a ser aplicada. Abaixo vamos detalhar os dois:

Método da saturação por bases

Com base nas informações obtidas na análise de solo realize o cálculo:

NC = [CTC x (V2 – V1) x (100/PRNT)] / 100

NC = Necessidade de calcário, em t/ha;

CTC = CTC pH7 (capacidade de troca de cátions) em cmolc/dm3;

V2 = Porcentagem de saturação por bases desejada;

V1 = Porcentagem de saturação por bases atual do solo (encontrada na análise do solo);

PRNT = Poder Relativo de Neutralização Total (encontrado na embalagem do calcário). É muito importante estar atendo a este valor no momento da compra.

Vamos a um exemplo. Considerando que vai ser utilizada uma pastagem leguminosa, onde V2 = 60%, e que o calcário utilizado tenha PRNT = 90%, e os valores de CTC = 20 e V1 = 25, na fórmula teremos:

NC = [CTC x (V2 – V1) x (100/PRNT)] / 100

NC = [20 x (60 – 25) x (100/90)] / 100

NC = 7,8 t/ha

Neste caso, o produtor deve aplicar 7,8 toneladas de calcário por hectare.

Método do teor de alumínio e (Ca + Mg) trocáveis

É um método menos utilizado, mas é recomendado para solos que apresentam CTC do solo menor que 5 cmolc/dm3. Se este for o caso do resultado da sua análise de solo utilize:

NC = Y [Al3+ – (mt – t/100)] + [X – (Ca2+ + Mg2+)]

NC = Necessidade de calcário, em t/ha;

Y= Valor tabelado em função do poder tampão do solo:

Arenoso: Y = 0 a 1

Médio: Y = 1 a 2

Argiloso: Y = 2 a 3

Muito argiloso: Y = 3 a 4

mt= Saturação por Al3+ (100 x Al / SB + Al);

t= CTCefetivo (SB + Al);

X= Teor mínimo de Ca + Mg : tabelado, sendo que para forrageiras tropicais é de 1 a 2;

Ca2+ + Mg2+ = teores trocáveis de Ca e Mg, em cmolc/dm3.

Aplicação

A realização da calagem deve ser realizada com cerca de três meses de antecedência, antes da semeadura. No cultivo convencional, o calcário deve ser incorporado no solo seguido pelos manejos de aração e gradagem. Já no sistema plantio direto, o produto deve aplicado a lanço sem incorporação. Para este método de aplicação é recomendado o uso de um calcário mais fino, para que a absorção seja mais rápida melhorando o efeito da calagem.

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
Categorias: