Adubação fosfatada em pastagens: acerte no manejo!

22/10/2020 19:30

Adubação Fosfatada PastagensDos macronutrientes essenciais às plantas, o Fósforo (P) é o principal elemento que limita a formação de pastagens, caso não esteja presente no solo. Isso ocorre, por que, os solos brasileiros são no geral pobres nesse nutriente, além de serem ácidos. Se apresentam em formas pouco disponíveis às plantas no solo, e prejudicam a produtividade.

A falta de fósforo causa o reduzido desenvolvimento das raízes, levando a redução de perfilhamento e crescimento pouco vigoroso. Isso contribui para a degradação mais rápida da pastagem, necessidade de renovação mais frequente e redução da lotação animal.

Para resolver esta situação, procede-se então com a adubação fosfatada, na qual são utilizados fertilizantes ricos em fósforo. São produtos provenientes da extração, moagem e/ou tratamento de rochas que apresentam fósforo em sua estrutura. O suprimento adequado de fósforo melhora a qualidade da forragem e a produtividade do rebanho. É um elemento, portanto, essencial para a formação de uma pastagem.

Importância da adubação fosfatada na formação de pastagens

Durante o estabelecimento da pastagem, a baixa disponibilidade de fósforo no solo é um limitante a produção. Ao contrário do que muitos produtores pensam, esse fato independe da espécie forrageira utilizada. O manejo adequado da adubação fosfatada associado a tecnologias como plantio direto, rotação de culturas e sistemas de integração proporciona ganhos em eficiência necessários para a garantia da sustentabilidade agropecuária.

Solos com alto teor de fósforo na camada, de 0 a 20 cm de profundidade, estimulam as raízes a crescer e buscar água e os demais nutrientes. Assim, a planta adquire um sistema radicular profundo e vigoroso. A recomendação de adubação deve estar embasada nos resultados da análise de solo e necessidade da espécie forrageira utilizada.

Formas de aplicação

De forma geral, a adubação fosfatada é aplicada no sulco do plantio, pela baixa mobilidade do fósforo no solo. No entanto, quando já foi realizada a adubação corretiva, pode ser realizada a lanço. Essa é uma opção mais barata, pois reduz o custo econômico e operacional. Neste caso, o produtor deve priorizar fontes de fósforo com menor solubilidade, como o fosfato natural reativo.

É importante ter muita atenção no manejo a lanço. Quando o manejo foi realizado em condições de baixa umidade e concentração, pode ficar inerte na superfície do solo. Concentrado nos primeiros centímetros da camada de solo, acaba se tornando um limitante ao desenvolvimento das pastagens.

A aplicação parcelada dos fertilizantes fosfatados é a forma mais utilizada. Podem ser utilizados junto com a semeadura o superfosfato simples, superfosfato triplo e o FH Pastagem Formação. Também é indicada a aplicação de cloreto de potássio e nitrogênio de forma parcelada após a semeadura, quando se observar que aproximadamente 70% das sementes lançadas na área já germinaram, uma excelente opção para também suprir estes nutrientes é o FH Manutenção. O manejo, reduz perdas devido as chuvas e previne a salinização da linha de semeadura.

Existem diversos tipos de fertilizantes fosfatados como o fosfato natural, fosfato natural acidulado, fosfato natural reativo, termofosfato magnesiano, farinha de ossos, MAP (fosfato moniamônico), DAP (fosfato diamônico), Super Fosfato Simples, FH Pastagem Formação, etc. É sempre importante que o produtor escolha o produto mais adequado a sua área e manejos realizados.

Benefícios

Todos os cultivos apresentam seu potencial produtivo maximizado pelos fatores de produção. A utilização correta da adubação fosfatada no solo afeta diretamente o sucesso da pastagem. O principal benefício do uso está associado ao fornecimento direto do fósforo, que irá atuar na nutrição das plantas e complementação do solo. Outros benefícios dos fertilizantes fosfatados, estão descritos a seguir:

  • Fornecem fósforo prontamente disponível;
  • Algumas tecnologias permitem o fornecimento de fósforo de forma gradual, aumentando o período do fósforo disponível no pasto.
  • Nutrientes como nitrogênio, potássio, cálcio e magnésio podem se associar aos fertilizantes fosfatados, auxiliando no ganho de produtividade.
  • Adubação fosfatada feita de forma eficiente, maximiza o processo de fotossíntese, promove o crescimento das raízes e aumenta o vigor da planta.
  • A correta aplicação da adubação fosfatada reduz custo de produção, impactos ambientais e aumenta a produtividade da pastagem.

Periodicidade e época de aplicação

O fertilizante fosfatado deve disponibilizar o fósforo para as plantas, de acordo com a demanda e marcha de absorção. Desta forma, o crescimento das plantas é maximizado, assim como a fotossíntese e a produção de energia. Na fase inicial do estabelecimento da pastagem, as plantas têm uma maior exigência do nutriente. Nesta fase, o sistema radicular ainda está explorando um volume reduzido do solo, e necessita dos nutrientes mais disponíveis. Se ocorrer falta do nutriente nesta fase, o período de estabelecimento se prolonga e retarda o início do uso da pastagem.

Como vimos, a recomendação é aplicar o fertilizante na fase de implantação das pastagens. Já a adubação de manutenção, após o solo corrigido, deve ser aplicada na medida que as análises de solo mostrarem a necessidade de uma nova correção. Este manejo evita a degradação do solo e proporciona maiores níveis de produtividade. A recomendação é que sejam aplicados no início da estação chuvosa. Essa é a época de maior demanda de fósforo pelo pasto. Preparar o solo antes da chegada das chuvas é um manejo assertivo que garante melhores produtividades.

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
Categorias: