Opções de forrageira para engorda na pecuária de corte

15/08/2023 15:50

As forrageiras desempenham papel essencial na engorda de bovinos na pecuária de corte nacional. Gramíneas do gênero Brachiaria e Panicum, recentemente com sua denominação atualizada para Urochloa e Megathyrsus, respectivamente, são populares devido ao bom valor nutritivo, fácil cultivo e rusticidade. O Manejo adequado, levando em conta as particularidades de cada material, promove o ganho de peso eficiente e a sanidade do rebanho.

Visando auxiliar o pecuarista quanto a escolha do material mais adequado para o seu modelo de produção, comentaremos a respeito de alguns materiais já consagrados e outros que vem mostrando excelentes resultados a campo.

Capim Marandu (Brachiaria brizantha cv. Marandu):

É amplamente, se não o mais utilizado, na engorda de gado de corte no país, devido às suas características favoráveis, as quais destacam-se:

  • Bom Valor Nutricional: O capim Marandu possui bom teor de proteína e energia, fundamentais para o ganho de peso eficiente dos bovinos durante a engorda.
  • Resistência ao Pastejo: Essa variedade de Brachiaria é conhecida por sua capacidade de suportar o pastejo frequente e intenso, permitindo que os bovinos tenham acesso constante a um pasto de qualidade.
  • Crescimento e Produção: O Marandu tem um crescimento vigoroso e rápido, mesmos em solos de média fertilidade, permitindo a renovação constante da pastagem e garantindo oferta de forragem abundante para o rebanho. Recomendado para regiões não sujeitas a geadas e frio intenso.

 Capim BRS Piatã (Brachiaria brizantha cv. BRS Piatã):

 É uma forrageira que deriva do Marandu, muitas vezes chamado de “Marandu melhorado”, é uma forragem valorizada na engorda de gado de corte por suas características específicas:

  • Boa Qualidade Nutricional: O capim BRS Piatã apresenta teor de proteína e energia significativamente altos, contribuindo para o ganho de peso eficiente e saudável do gado durante a fase de engorda.
  • Características estruturais e foliares: Por ser um material melhorado, apresenta maior digestibilidade por possuir menos fibras. Possui talos mais finos o que possibilita o aproveitamento dos mesmos pelos animais.
  • Resistência e Adaptabilidade: Essa variedade de Brachiaria é conhecida por sua adaptação a diferentes tipos de solo e condições climáticas. Apresenta maior velocidade de rebrote reduzindo o tempo de retorno dos animais a invernada.
  • Crescimento e Recuperação Rápidos: O BRS Piatã exibe um crescimento vigoroso e possui rápida capacidade de rebrota após o pastejo, assegurando uma oferta contínua de forragem de qualidade para o rebanho.

Essas características fazem do capim BRS Piatã uma escolha estratégica para pecuaristas que buscam eficiência na engorda de bovinos de corte, maximizando a produção de carne.

 Capim BRS Tamani (Panicum maximum cv. BRS Tamani):

É uma opção valiosa para a engorda de gado de corte, e também para as atividades de cria e recria, devido às seguintes características:

  • Alta Produtividade: O BRS Tamani apresenta excelente capacidade de produção de biomassa, fornecendo uma quantidade significativa de forragem de alta qualidade para sustentar o ganho de peso dos bovinos.
  • Qualidade Nutricional: Essa variedade de Panicum maximum possui excelente teor de nutrientes, incluindo proteína e energia, essenciais para promover o crescimento eficiente e saudável dos animais durante a engorda.
  • Adaptabilidade: O BRS Tamani é conhecido por sua adaptabilidade a diferentes tipos de solo e condições climáticas, porém com restrições quanto ao frio e solos de baixa fertilidade, o que o torna uma escolha viável em várias regiões, contribuindo para a produção sustentável de carne bovina.

Com suas características favoráveis, o capim BRS Tamani é uma alternativa promissora para otimizar a engorda do gado de corte, garantindo uma produção e de qualidade.

 Capim BRS Zuri (Panicum maximum cv. BRS Zuri):

Destaque também como opção de forrageira para equinos, oferece grandes vantagens para a engorda de gado de corte devido a as suas características, como:

  • Alto Valor Nutricional: O BRS Zuri possui teor elevado de proteína e nutrientes, promovendo o ganho de peso eficiente e saudável do gado durante a fase de engorda.
  • Crescimento e Cobertura: Essa variedade de Panicum maximum cresce vigorosamente, fornecendo uma cobertura densa de forragem, garantindo uma oferta contínua de alimento de qualidade e de alta digestibilidade para o rebanho.
  • Resistência e Durabilidade: O BRS Zuri é conhecido por sua resistência a pragas, doenças e adversidades climáticas, tolerando inclusive algum grau de umidade de solo, que as principais Brachiarias não suportam, assegurando a persistência da pastagem e a disponibilidade de forragem ao longo do tempo.

Com essas características benéficas, o capim BRS Zuri é uma escolha estratégica para pecuaristas que buscam maximizar a engorda do gado de corte de maneira eficiente e sustentável.

 Capim Mombaça (Panicum maximum cv. Mombaça):

Embora seja um material mais antigo, continua sendo também uma excelente opção para a engorda de gado de corte devido às seguintes características:

  • Alto Teor Proteico: O capim Mombaça possui teor significativo de proteína, essencial para estimular o ganho de peso dos bovinos durante a engorda.
  • Crescimento Rápido e Volumoso: Essa variedade de Panicum maximum apresenta crescimento vigoroso e produz uma quantidade abundante de forragem, garantindo suprimento constante de alimento ao rebanho.
  • Qualidade Nutricional: O Mombaça oferece uma composição nutricional equilibrada, incluindo fibras e energia, contribuindo para o desenvolvimento saudável dos animais durante a fase de engorda.

Devido a essas características favoráveis, o capim Mombaça é uma escolha popular entre os pecuaristas que buscam maximizar a eficiência na engorda do gado de corte.

Essas forrageiras oferecem características distintas para a engorda de bovinos na pecuária de corte, permitindo aos pecuaristas escolher as melhores opções para suas necessidades e condições específicas. Consulte os nossos consultores de vendas para esclarecer as suas dúvidas a respeito.

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
Categorias: