Gerador de Energia a Gasolina ou a Diesel, qual escolher?

09/04/2018 15:18

Por Bruno Baptista Nunes

Engenheiro Agrícola

Quando alguém decide adquirir um gerador de energia, certamente uma das maiores dúvidas que se apresenta é qual o modelo ou tipo de gerador comprar a partir de tantas opções existentes no mercado.

É necessário saber, através do dimensionamento adequado, quanto de potência será necessária, se o gerador de energia deve ser trifásico ou monofásico e qual o regime de utilização do mesmo. As respostas a estas questões ajudam na hora de optar por um gerador de energia a diesel ou a gasolina.

Neste artigo, iremos analisar algumas vantagens e desvantagens, tanto do gerador de energia a diesel quanto do gerador de energia a gasolina; o que os diferencia e qual é o mais adequado para cada perfil de usuário.

Embora ambos possuam a função de gerar energia elétrica, os dois sistemas se diferenciam na sua aplicação, sendo mais ou menos indicados para cada situação.

Gerador de Energia a Gasolina

Normalmente, os geradores de energia a gasolina possuem um porte menor e são mais utilizados para geração esporádica de energia, por exemplo, em propriedades rurais, residências ou comércio. Não deve ser considerado como opção para situações que necessitem de energia de forma contínua, e sim para situações de emergência, por algumas horas ou minutos.

Vantagens

Os geradores de energia a gasolina são geralmente mais silenciosos do que aqueles a diesel, apresentando modelos com motor 4 tempos ou 2 tempos; o primeiro ainda mais silencioso do que o segundo. Geralmente, possuem um custo menor e são bem menos poluentes do que os a diesel.

Desvantagens

No entanto, esses tipos de geradores normalmente trabalham com potências menores e possuem uma eficiência menor de trabalho, ou seja, precisam de mais combustível para gerar uma mesma quantidade de energia. Por esse motivo, o seu uso contínuo por muitas horas ou dias se torna custoso.

Gerador de Energia a Diesel

Ao contrário dos a gasolina, os geradores de energia a diesel são mais potentes e recomendados para necessidade de uso contínuo de energía, ou para situações de emergência que consumam muita energia e exijam mais potência, mesmo que em um curto espaço de tempo, como por exemplo em um hospital. Eles são ideais para situações em que a necessidade de energia é imprescindível durante um longo intervalo de tempo, como obras, indústrias, eventos esportivos e shows, etc.

Vantagens

Como combustível para geração de energia elétrica, o diesel é mais barato e seu uso pode poupar cerca de um terço do custo total de combustível, se o compararmos com a gasolina. Isso se deve pela conversão em energia elétrica ser muito mais eficiente do que a geração à gasolina.

Os geradores a diesel conseguem produzir altas potências de energia, com faixas que variam de décimos a milhares de KWA.

Em relação ao custo de manutenção, os geradores a diesel também saem na frente, pois não contém velas ou carburador, além de também demandarem menos em relação à lubrificação.

Outras vantagens importantes do gerador a diesel são a maior vida útil (dependendo, é claro, das manutenções preventivas periódicas), a alta disponibilidade desse combustível, já que pode ser encontrado em todos os postos de gasolina, e a larga faixa de potência e tamanhos disponíveis, desde portáteis, até de equipamentos de grande porte com mais de 2 toneladas.

Desvantagens

Entre suas desvantagens, podemos destacar:

  • a alta intensidade de ruídos, que, conforme a situação, pode inviabilizar sua instalação em ambientes residenciais;
  • geradores a diesel geralmente demandam mais tempo para fornecer energia em sua potência nominal, principalmente em locais com baixa temperatura;
  • geram muitos gases nocivos e perigosos, por isso, é importante atentar-se ao local instalado, que deve ser muito bem arejado e ter muita atenção à realização e cumprimento das normas de segurança pelas pessoas que irão manuseá-lo;
  • geradores a diesel geralmente precisam de um maior cuidado e tempo na instalação, o que demanda alguém preparado e treinado, aumentando os custos;

Outra desvantagem importante é o custo mais alto do gerador a diesel, em relação ao a gasolina. Embora ele tenha uma vida útil maior e necessite de menos manutenção, suas peças possuem um tamanho maior e são mais caras.

Gerador a gasolina ou a diesel: Qual é o melhor?

Em resumo, geradores a gasolina são ideais para residências e locais em que a necessidade de energia é esporádica e baixa, pensando-se em suprir a demanda por energia apenas de equipamentos básicos e emergenciais, como lâmpadas, televisão e outros equipamentos de pequeno porte, ou ainda para prestação de serviços esporádicos.

Já os geradores a diesel são ideais para indústrias, hotéis, supermercados, hospitais e situações que exijam maior volume de energia, potência, de maneira contínua ou mesmo que durante poucas horas, em casos específicos.

Em face disso, deve-se ter muito cuidado ao adquirir ou pegar emprestado um gerador com um amigo ou conhecido, por exemplo, pois o “quebra-galho” pode, além de gerar um alto gasto de combustível, danificar os equipamentos da sua residência, comércio ou propriedade rural, já que cada necessidade é muito particular.

Falta Luz Lampada

Questões como regularidade de funcionamento, potência desejada, potência nominal do gerador e tipo de cargas que se deseja energizar são informações base e muito importantes para que o usuário invista da melhor maneira possível.

Na maioria dos casos, o usuário economiza mais adquirindo um gerador de energia específico para as suas necessidades, do que utilizando um equipamento qualquer emprestado ou ainda adquirido de terceiros, sem o dimensionamento prévio de sua real necessidade. Isso pode levar a uma situação de sub ou superdimensionamento, resultando as duas situações em prejuízo.

Em caso de dúvidas ou auxílio na compra de geradores de energia ou outros equipamentos, entre em contato com o pessoal da Galpão Centro-Oeste. Você encontrará os mais diversos tipos e modelos de geradores de energia e poderá encontrar um que atenda melhor às suas necessidades.