Sementes de Sorgo

Proveniente da Ásia e África, locais com clima tropical, o sorgo é uma planta antiga, mas que só começou a se propagar mundialmente, em meados do século XX. Ela só se desenvolve em regiões quentes, com temperaturas acima de 20°. A disseminação do sorgo no Brasil teve início em 1970, na Bahia, em São Paulo e na Região Sul. Várias são as características que têm delineado a propensão do seu plantio no país. Ele é capaz de resistir à seca, a doenças, a pragas e insetos e também se adapta a diferentes tipos de solo, podendo ser cultivado em diversas regiões brasileiras. O processo de produção de sementes de sorgo pode ser feito de forma manual, por pequenos produtores, mas também pode ser 100% mecânica, utilizando as mesmas máquinas que operam na produção de outras espécies de grãos, como o milho e a soja.

Uma localidade que vem progredindo abundantemente no cultivo de sorgo no país, é Minas Gerais. O sorgo tem se tornado uma excelente alternativa principalmente nas áreas do Alto Paranaíba, Norte de Minas, Triângulo Mineiro e também no Noroeste de Minas, região pólo de produção da empresa Biomatrix, uma das melhores escolhas na hora de comprar sorgo, pois ela está entre as maiores cultivadoras de híbridos no Brasil. Outro motivo que tem acentuado a plantação nesses locais é a resistência a seca que a planta possui, no Norte Mineiro, especialmente, as precipitações pluviométricas são baixas, favorável ao crescimento do sorgo.

O sorgo é um dos cereais mais importantes do mundo, embora sua utilização principal seja na alimentação animal, ele também vem sendo utilizado como alimento humano, principalmente em países que estão em desenvolvimento. Ele ainda é usado na concepção de farinha para produção de pães e na produção de álcool e de amido industrial. No alimento de animais, seu principal uso é como silagem e ração. Como é possível notar, o sorgo tem inúmeras finalidades, por isso no momento de escolha do tipo de cultivar, é preciso avaliar a qual utilidade o plantio se dedica.

Entre as variedades do sorgo, estão o forrageiro e o granífero. O sorgo granífero é uma variação de pequeno porte, não ultrapassa 170 centímetros de altura, seu terreno de produção é bem significativo no país, ultrapassando os 700 mil hectares por safra. Já o sorgo forrageiro, é uma espécie de alto porte, que supera os 2 metros de comprimento, é um grande fornecedor de forragem. Ele não dispõe de muitas sementes, ao contrário de seus cachos e folhas que são abundantes, além disso ele tem se tornado um dos grandes fornecedores de silagem.

Saiba Mais

Ajustar Direção como Decrescente

6 Item(s)

Ajustar Direção como Decrescente

6 Item(s)

Cadastrar

Inscreva-se para receber novidades e ofertas exclusivas: