Perfurador de solo - Versátil para uso em atividades rurais e construção civil

14/12/2018 01:18

Por José Pinsetta

Engenheiro Agrônomo

Os perfuradores de solo são equipamentos usados tanto na agricultura quanto na construção civil. São compostos por um motor e uma broca que podem ser de diferentes diâmetros e comprimentos. São equipamentos que funcionam a gasolina, por isso, podem ser levados para qualquer lugar sem depender de energia elétrica e também são de fácil utilização. Em geral, possuem cabo emborrachado para facilitar o manuseio e permitir mais conforto durante o trabalho.

Utilidades do Perfurador de solo

Os perfuradores de solo tem a capacidade de perfurar diversos tipos de terrenos, desde os argilosos aos mais arenosos, devendo-se tomar as devidas precauções em solos mais pedregosos, o que pode levar a quebra da broca.

São muito úteis em atividades paisagísticas, no que se refere a perfuração de covas para o plantio de árvores, palmeiras, instalação de pergolados entre outros.

Em atividades rurais, são bastante utilizados para a abertura de covas, visando o plantio de mudas em geral, como frutíferas, espécies florestais e também espécies nativas, pensando-se em recuperação de áreas degradadas. Ainda são muito utilizados na construção de cercas de contenção na atividade pecuária, no que se refere a abertura de covas para a fixação de postes.

Outra funcionalidade do perfurador de solo é o auxílio na obtenção de amostras de solo para fins de análise química para recomendações de correção (calagem e gessagem) e adubação. Por ser um equipamento potente que atinge maior profundidade, ele facilita a coleta de amostras em camadas mais profundas do solo, o que é essencial para avaliação do solo, principalmente para culturas perenes, onde é importante verificar a necessidade da correção pH e nutrientes em profundidade.

Na construção civil é útil para a abertura de covas visando a inserção de estacas, brocas, canos e uma infinidade de estruturas.

Perfurador Solo

Vantagens

Em relação ao perfuradores manuais, apresentam a grande vantagem de serem mais eficientes e resultam em ganho de produtividade. Economizam tempo de trabalho, economia de mão de obra, redução de lesões no trabalho pelo esforço repetitivo, garantindo o retorno do investimento. Além disso, são uma oportunidade de negócio na terceirização de serviços de perfuração de solo.

Modelos

Conheça os modelos de perfuradores de solo que a Galpão Centro-Oeste tem para você:

Perfurador de Solo a Gasolina 52CC 2HP Broca de 25 cm x 80 cm - BPS 52 – Branco

Este perfurador é indicado para plantio de mudas em reflorestamentos, árvores frutíferas, construção de cercas e perfuração para brocas em áreas de construção civil. O equipamento acompanha broca de 25 cm de diâmetro por 80 cm de profundidade. É um equipamento relativamente leve com menos de 10 kg. Conta com até 6 meses de garantia.

Perfurador de Solo a Gasolina 52 CC 2HP Guidão duplo Sem Broca - BPS52D - Branco

Este modelo é vendido separadamente da broca. Podem se acopladas brocas de 8 a 30 cm de diâmetro, o que permite uma ampla faixa de utilização. Desde perfurações maiores para construção de fundações em área civil, até as menores como para amostragem de solo. Possui guidão duplo que permite o manuseio por 2 pessoas. É um pouco mais pesado que o modelo anterior chegando a 11,2 kg. Também conta com garantia de até 6 meses.

Perfurador de Solo a Gasolina 51,6 CC 2 HP - Sem Broca - TEA52-200 – Toyama

Equipamento que atende as demandas de sítios e fazendas para o plantio de mudas frutíferas, na silvicultura e também no paisagismo. Pode ser usado com brocas de diversos diâmetros para atender sua necessidade. Seu peso montado é de 19,2 kg

Perfurador de Solo a Gasolina 42,7 CC 1,2 HP - Sem Broca - TEA43-150 – Toyama

É um perfurador para quem busca um equipamento leve e requer somente 1 operador. É um equipamento de média potência e que atende as necessidades de uso no cultivo de florestas, reflorestamento, floricultura e jardinagem, coleta de amostras de solo para fins de análise, entre outras. Em geral, é usado com uma broca de 15 cm de diâmetro. Seu peso montado é de 10 kg, o que permite que um único operador consiga utilizá-lo. Funciona a gasolina e tem autonomia para trabalho de aproximadamente 1h.

Brocas e alongadores

As brocas e alongadores (extensores) podem ser comprados separadamente em função da necessidade de atender um determinado tipo de serviço. Existem diverso modelos a disposição. As brocas podem variar de 8, 10, 15, 20 e 30 cm de diâmetro e todas contam com um comprimento de 80 cm. Caso você precise fazer perfurações em maior profundidade, pode ser adquirido um alongador. Eles estão disponíveis nos comprimentos de 30, 60 e 80 cm. Dessa forma, utilizando um alongador de comprimento 80 cm, juntamente com a broca que mede 80 cm, é possível fazer perfurações de até 1,60 m.

Conclusão

Os perfuradores de solo são equipamentos versáteis para utilização na agricultura e construção civil. Garantem um melhor desempenho na abertura de covas, com maior agilidade e economia de mão de obra. Além disso, são uma oportunidade de trabalho na prestação de serviços agrícolas ou a construção civil.