Drible os Efeitos da Seca com a Pastagem Correta

02/08/2023 14:20

O período de seca é uma das principais preocupações para os produtores rurais que dependem da pecuária e da produção animal como atividade principal ou não. Durante essa época, as pastagens naturalmente tendem a perder vigor e diminuir sua produtividade, resultando em escassez de alimentos para o gado. Para minimizar essa situação desafiadora, uma das opções mais eficazes é o plantio de sementes de pastagem, de espécies de gramíneas e/ou leguminosas especialmente adaptadas para resistir a condições adversas e fornecer uma fonte constante de alimento para o rebanho.

A seguir, conheça as características de algumas das forrageiras mais comuns e melhor adaptadas para enfrentar o período de seca:

A)           Brachiaria decumbens cv.  Basilisk:

 

É uma das espécies forrageiras mais populares em regiões tropicais. Ela se destaca por sua boa produtividade de forragem e adaptabilidade a diferentes tipos de solo. Além disso, essa forrageira demonstra resistência à seca, tornando-se uma escolha ideal para enfrentar os períodos de estiagem prolongada. A Brachiaria decumbens é conhecida por crescer vigorosamente mesmo em condições de baixa umidade, garantindo uma fonte constante de alimento para o gado durante a escassez de pasto.

B)           Brachiaria brizantha cv. BRS Paiaguas:

 

É uma cultivar específica de Brachiaria, que possui características promissoras para enfrentar o período de seca. Ela é valorizada por sua resistência a condições adversas, principalmente a seca. Essa variedade pode apresentar alta produtividade de forragem, fornecendo aos animais uma dieta nutricionalmente equilibrada, mesmo em períodos de escassez de alimentos. Além disso, a cultivar BRS paiaguas é adaptável a diferentes tipos de clima e solo, tornando-se uma opção viável para diversas regiões.

C)           Brachiaria híbrida Mavuno:

 

É um hibrido apomítico que pode oferecer vantagens significativas para enfrentar a seca. Ela pode apresentar maior produtividade de forragem, o que a torna uma opção interessante para maximizar o suprimento de alimento durante o período de escassez. O alto teor proteico e digestibilidade também sãos seus diferenciais. A resistência a pragas e doenças também é uma característica importante do Mavuno, reduzindo a necessidade de tratamentos químicos que podem ser afetados pela disponibilidade de água. Além disso, assim como outras Brachiarias o Mavuno tende a ser adaptável a diferentes condições de clima e solo, o que permite seu cultivo em várias regiões.

D)           Brachiaria humidicola cv. Llanero:

 

É especialmente conhecida por sua boa tolerância ao encharcamento, o que a torna a escolha ideal para enfrentar a seca em áreas onde períodos de inundação temporária são comuns. Ela pode resistir bem a solos encharcados e áreas úmidas, permitindo que continue seu crescimento mesmo durante a estação seca, quando outras espécies podem sofrer. Além disso, essa cultivar também pode apresentar produtividade de forragem satisfatória e adaptabilidade a diferentes tipos de solo, o que a torna uma opção valiosa para sistemas pecuários em regiões com recursos de solo limitados.

E)            Andropogon gayanus cv. Planaltina:

 

É uma opção promissora para enfrentar a seca, graças a sua alta resistência à estiagem prolongada. Essa variedade é conhecida por sua capacidade de se desenvolver bem em condições de baixa umidade, garantindo a disponibilidade de alimento para o gado durante a estação seca. Além disso, o cultivar Planaltina pode ser adaptado a diferentes tipos de solo, o que aumenta sua versatilidade para ser cultivado em várias regiões. Sua tolerância à seca e sua capacidade de produzir forragem de qualidade o tornam uma opção valiosa para garantir a alimentação do rebanho durante os períodos de escassez de pasto.

Em conclusão, o plantio de pastagens como a Brachiaria decumbens, Brachiaria brizantha cv. BRS Paiaguas, Brachiaria híbrida Mavuno, Brachiaria humidicola cv. Llanero e Andropogon gayanus cv. Planaltina pode ser uma estratégia eficaz para driblar o efeito da seca e garantir uma fonte constante de alimento para o gado durante os períodos de escassez de pasto. Essas variedades apresentam características específicas que as tornam adaptáveis a diferentes condições climáticas e de solo, oferecendo uma solução viável e sustentável para enfrentar os desafios impostos pela seca na pecuária

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
Categorias: