Capim-Andropogon: Suas vantagens como pastagem

12/09/2018 22:44

Por Wellington Bernardes

Engenheiro Agrônomo

Fornecer plantas forrageiras de alta qualidade e resiliência são fundamentais na pecuária. A escolha pelo capim Andropogon gayanus cv. Planaltina é um passo certo para o sucesso do gado no campo.

Se você já ouviu muitos casos de sucesso na implantação desta forrageira e quer adotar ela em seu pasto, vamos explicar os motivos dessa preferência e como realizar seu manejo.

Por sua capacidade de crescer em diversos tipos de solos e ser resistente à diversas adversidades, comercializamos a Andropogon gayanus cv. Planaltina em nosso e-commerce. Caso precise de alguma orientação sobre a semente ou sobre o cultivo desta forrageira, entre em contato conosco pelo nosso chat ou pelo canal de atendimento ao cliente.

Características do Capim-Andropogon

Capim AndropogonConhecido como capim-andropogon, o Andropogon gayanus cv. Planaltina cresce em touceiras que podem chegar a um metro de diâmetro e uma altura de um a três metros. Originária da África Tropical, esta gramínea atualmente é amplamente utilizada nos cerrados tropicais e em áreas com seca prolongada.

Esta forrageira é pouco exigente em fertilidade de solo, preferindo solos bem drenados. O Andropogon gayanus cv. Planaltina é muito difundido no Brasil por ser uma forrageira perene, ereta e com elevada produção de fitomassa.

Com produtividade considerada elevada, é possível obter aproximadamente de 10 toneladas por hectare em épocas chuvosas e média de 5 toneladas em períodos secos. Seu cultivo ganhou força como substituição ao plantio da Brachiaria decumbens, que não possui resistência à diversas pragas.

Resistência

A resistência desta forrageira é um dos pontos-chave para sua escolha. O pecuarista não precisa se preocupar com pragas como cigarrinha e o percevejo castanho, pois esta forragem é resistente.

Diferente de algumas forrageiras, o capim-andropogon não apresenta problemas de fotossensibilização. Seu cultivo acontece sem grandes perdas em solos ácidos e de baixa fertilidade natural, além de ser resistente à seca e ter tolerância ao fogo.

O capim-andropogon possui algumas limitações como, susceptibilidade às formigas, que geram problemas para o estabelecimento da forrageira e diminuição de seu valor nutritivo.

Fácil semeadura

A semeadura deve ser feita com sementes de qualidade para garantir a correta germinação da forragem. Para o sucesso da forragem, é recomendado o plantio em épocas chuvosas. Para o plantio em sulcos recomendam se espaçamentos de 0,6 a 1,0 m entre linhas.

Em nosso e-commerce, disponibilizamos sementes peletizadas do Andropogon gayanus cv. Planaltina. Estas sementes são peletizadas com Yoorim, um fertilizante à base de fósforo que potencializam uma formação mais rápida, principalmente na fase inicial de desenvolvimento das plântulas no campo, otimizando a área e o tempo demandado para a formação da pastagem.

Como as sementes são pequenas, profundidades de até 2 centímetros são ideais para a cobertura das mesmas. Alguns agricultores utilizam o compactadores de solo nesta etapa. Para plantio a lanço, a densidade das sementes, para o padrão peletizado, deve ficar entre 40 e 50 kg/ha.

Se ficou com dúvidas sobre as vantagens do plantio do capim-andropogon, fale conosco através do nosso chat ou nos envie uma mensagem através do Fale Conosco.

Aceitação pelo gado

Sua aceitabilidade pelos animais é alta devido à sua palatabilidade, proporcionada pela maciez das suas folhas, principalmente no período das águas.

Com valor nutritivo considerado entre moderado e bom, o capim-andropogon possui coeficiente de digestibilidade da matéria seca de 55% e teores de proteína bruta entre 6 e 9%, conforme dados de pesquisa. O ganho de massa por animal pode variar de 400 a 600 g diárias e de 350 a 500 kg por hectare / ano.

Como manejar o Capim-Andropogon?

Em sistemas de pastejo em lotação contínua é recomendado manejar a forrageira com altura de 60 a 80 centímetros durante o período chuvoso. É preciso evitar alturas acima de 80 cm, pois isto reduzirá tanto a digestibilidade da forrageira quanto o valor nutritivo da pastagem no período da seca.

O uso de pastejo rotativo com o capim-andropogon possibilita máximos de desempenho do animal e da capacidade de suporte da forrageira. Neste sistema de lotação rotativa, é preciso adotar 7 dias de ocupação e 21 dias de descanso dos piquetes.

Os animais devem ser retirados da pastagem quando a gramínea atingir altura de 20 a 30 cm. É possível rotacionar o andropogon com leguminosas, como o estilosantes campo grande, complementando o pastejo dos animais e ainda incrementando a qualidade protéica da forragem.

Nossa solução de sementes peletizadas podem lhe auxiliar na implantação de uma forrageira com maior retorno e menor custo para o seu projeto de reforma ou formação de pastagens.

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o capim-andropogon, fale conosco em nosso chat ou deixe uma mensagem para nós.