Sementes de Crotalaria

A Crotalaria é um dos adubos verdes mais utilizados na agricultura. É utilizada em sistemas de rotação de culturas, no cultivo nas entrelinhas de pomares ou na recuperação de áreas degradadas. É uma leguminosa que tem como uma de suas principais características a fixação biológica do nitrogênio, o que contribui para a melhoria da fertilidade do solo e reduz os custos com adubação nitrogenada.

Além disso, a Crotalaria fornece matéria orgânica para o solo, ajuda na descompactação em profundidade, recicla os nutrientes das camadas sub superficiais e ajuda no combate aos nematóides.

Características das principais espécies de Crotalaria

Crotalaria juncea

Planta que possui caule lenhoso, pode crescer de 2 a 3 m de altura. Apresenta um rápido crescimento na fase inicial, evitando a competição com plantas daninhas. Além disso, apresenta efeito alelopático que é um mecanismo de inibição do crescimento de outras plantas ao seu redor. O corte pode ser feito de 70 a 90 dias após o plantio. Se adapta bem tanto a solos arenosos quanto argilosos. Utilizada basicamente para adubação verde, na rotação de culturas como a cana de açúcar e também como cultura intercarlar com espécies perenes, como o café e espécies frutíferas. Controle populacional dos nematoides de galhas (Meloidogyne), de Cisto (Heterodera glycines) e Reniformes (Rotylenchulus reniformis). Tóxica, seu uso não é recomendado para o pastejo animal.

Crotalaria spectabilis

Apresenta crescimento inicial lento e do tipo ramificada. Tem porte médio, crescendo de 1,2 cm a 1,5 m. Se adapta bem a vários tipos de solos, incluindo os solos pobres em fósforo. Tem raiz pivotante fazendo com que seja útil na quebra de camadas compactadas do solo em profundidade. Assim como as demais espécies de crotalária, tem como uma de suas principais características a inibição da reprodução de nematoides específicos, no caso, os nematoides das lesões das raízes (Pratylenchus brachyurus), de galhas (Meloidogyne), de cisto (Heterodera glycines) e reniformes (Rotylenchulus reniformis). Deve ser evitada para alimentação animal pois apresenta na sua composição a substância monocrotalina que causa efeito tóxico aos animais.

Crotalaria ochroleuca

Tem crescimento arbustivo com caule semi lenhoso. Suas folhas são estreitas e a planta possui grande proporção de caule na composição da matéria seca. Se adapta em amplas condições de clima e solo. De porte que pode chegar a 2,0 m de altura, é considerada a espécie mais rústica do gênero. Suas raízes são profundas fazendo o rompimento das camadas de solo compactadas. Além disso é usada para controlar nematoides em áreas infestadas, principalmente os do gênero Pratylenchus, porém também apresenta efetivo controle sobre os nematoides do gênero Meloidogyne e da espécie Rotylenchulus reniformis.

Crotalaria breviflora

É a que apresenta menor porte entre as Crotalarias, atingindo de 0,80 m a 1,0 m de altura. O florescimento é rápido e ocorre entre 90 e 100 dias após o plantio. Graças ao seu porte baixo é recomendada para o plantio nas entre linhas de pomares, facilitando o transito de máquinas e implementos agrícolas. Possui efeito inibidor de nematoides das espécies Pratylenchus brachyurus, Heterodera glycines e Rotylenchulus reniformes. Recentemente foi descoberto que suas flores tem o poder de atrair libélulas que são predadores do mosquito transmissor da dengue, podendo também ser utilizada como forma de controle biológico.

O preparo do solo pode ser feito pelo método convencional, fazendo-se uma aração e 2 gradagens, ou ainda, pode-se fazer a semeadura direta, dependendo do sistema de produção utilizado na propriedade.

De forma geral, o plantio é recomendado no início da época das chuvas (setembro-outubro), se estendendo até o mês de março. A semeadura pode ser feita a lanço ou em linha. As taxas de semeadura variam conforme a espécie da crotalaria e o tipo de semeadura a ser adotada.

Antes da semeadura, pode ser feita a inoculação das sementes com Rhizobium, bactérias que auxiliam na fixação biológica do nitrogênio, para assim se obter melhores resultados, no entanto, esta inoculação não é obrigatória.

Saiba Mais

Ajustar Direção como Decrescente

4 Item(s)

Ajustar Direção como Decrescente

4 Item(s)

Cadastrar

Inscreva-se para receber novidades e ofertas exclusivas: