Sementes sorgo granífero

Diferentemente do sorgo forrageiro, o sorgo granífero é uma espécie de porte baixo, com muitas sementes e com a panícula fechada. Essas características são essenciais para produção de grãos, e é essa especialmente a finalidade do sorgo granífero, que é posteriormente disponibilizado como forma de ração na alimentação animal. Sua produtividade é similar a do milho, no entanto possui ainda a vantagem de utilizar mais efetivamente os recursos hídricos. Ele não é muito recomendado para produzir silagem, mas também pode ser aproveitado como feno e pastagem.

O teor de proteína do sorgo pode chegar à 9%, levemente superior à do milho. Na época atual, o sorgo tem efetivado sua atuação na elaboração de rações, seja para o mercado de nutrição animal com oferta de alimentos para diversos animais, seja para produtores rurais, com uma plantação fértil e produtiva. Isso tem se fundamentado pelo seu custo x benefício, sua oferta de produtividade é grande em menos tempo.

Na hora de selecionar o híbrido, sobretudo para plantações de sucessão, deve-se atentar para alguns fatores, como a resistência a épocas de falta de água, a firmeza a quebra e ao acamamento, se é capaz de resistir a doenças passíveis de ocorrer nas áreas em que são feitas o plantio. A capacidade de produtividade do sorgo granífero pode ir além de 10t/ha em circunstâncias propícias no verão e 7t/ha em plantios de sequência. A rebrota pode alcançar a 80% de ganho comparado ao que foi alcançado na colheita anterior.

Saiba Mais

Ajustar Direção como Decrescente

1 Item(s)

Ajustar Direção como Decrescente

1 Item(s)

Cadastrar

Inscreva-se para receber novidades e ofertas exclusivas: