Grama Esmeralda: Dicas de Cultivo e Manutenção

09/03/2021 20:11

Grama EsmeraldaA grama esmeralda não é conhecida por outro nome, embora, internacionalmente, também seja chamada de Wild Zoysia (Zysia selvagem), tendo como nome científico Zoysia japonica. A espécie é uma das mais conhecidas e com maior fluxo de comercialização no mercado. Apresenta boa relação custo-benefício e se adapta a diversos tipos de clima. Por isso, pode ser encontrada em todas as regiões do Brasil.

A escolha da espécie ideal para a formação de um gramado deve levar em consideração alguns aspectos fundamentais a cada situação, como a finalidade do plantio, características edafoclimáticas (clima e solo) da região, relevo, exposição da área ao sol (sombreamento), umidade do solo, dentre outros.

A quantidade de podas, rega e manutenção geral, são aspectos que variam muito conforme o gramado e também devem ser considerados na hora da escolha do gramado.

Pensando nisso, descrevemos algumas das principais características da grama esmeralda, para que você conheça um pouco mais sobre este gramado e acerte na escolha.

Características da planta

A grama esmeralda é originária do Japão, é perene e muito ramificada. Por estas características, é a escolha de muitos paisagistas e produtores. A altura chega até 15cm, apresenta folhas estreitas e pequenas, que ficam dispostas em hastes curtas e densas. Possui crescimento rápido, com cor verde intensa, que é intensificada quando o solo é adubado.

Uma de suas principais características é a rusticidade, que favoreceu sua rápida disseminação pelo Brasil. É uma grama resistente, com folhas estreitas, com tamanho médio, sem pilosidade e grande número de estolões (caules subterrâneos). Adapta-se a diversos tipos de solos e topografia e demanda baixa manutenção. Apresenta boa resistência ao pisoteio e alta capacidade de se restabelecer. No entanto, necessita de um solo com boa fertilidade e por isso também é exigente em irrigação. Uma das suas principais características é apresentar resistência a pragas e doenças. No entanto, isso não exclui o monitoramento destas moléstias na área e uso de produtos de controle quando necessário.

É indicada para formação de gramados residenciais, áreas industriais e campos esportivos. Também é eficaz no combate à erosão do solo e tem boa resistência ao pisoteio.

Escolha do material

A grama esmeralda se multiplica pela divisão dos rizomas enraizados. É possível multiplicar a planta através destas mudas, porém a forma mais fácil e recomendada para a implantação é através dos tapetes. Estes devem ser plantados um ao lado do outro, preenchendo todos os espaços com falhas. O material deve ter boa qualidade, pois se a implantação ocorrer com plantas com baixo vigor, todo o sistema pode ficar comprometido. A grama esmeralda não se propaga via sementes, portanto cuidado, pois infelizmente há pessoas mal intencionadas que oferecem sementes de outros materiais como sendo de grama esmeralda, mas como já foi dito a mesma propaga-se apenas por via vegetativa (estolões).

Preze sempre por materiais com boa procedência e qualidade!

Cuidados no momento do plantio

Alguns cuidados são necessários para que a implantação da grama esmeralda tenha sucesso. Antes do plantio, é importante que o terreno seja limpo, não podendo ter entulhos, pedras ou blocos de solo desuniformes que possam dificultar a implantação. Por isto, além da limpeza, é muito importante que o solo seja preparado, de preferência arado, gradeado e nivelado. O início do plantio deve ter início em um prazo máximo de até 15 dias após o recebimento das placas, para que as plantas que constituem o tapete ou as mudas não percam o vigor e fiquem debilitadas, prejudicando seu desenvolvimento.

O manuseio excessivo, no momento da descarga dos tapetes pode quebrá-los. Opte por reduzir ao máximo o contato com o material. Ouro ponto importante é descarregar os lotes com no máximo 50 metros entre o caminhão e a área de implantação, reduzindo as chances de danos. Após descarregar os tapetes, é recomendado agrupá-los lado a lado e não em pilhas. As plantas devem ser irrigadas a cada 100 m² plantados, para que se estabeleçam sem perdas hídricas.

Outras opções de grama

Tapete Grama EsmeraldaExiste uma variedade de espécies de plantas para formação de gramados. Por isso, a escolha pela grama esmeralda assim como por outras espécies exige que se tenha conhecimento prévio das exigências da espécie que se pretende formar, assim como da área onde implantar a forrageira. Já apresentamos as principais características desta forragem, que podem ser comparadas com de outras a serem utilizadas com a mesma finalidade.

A grama batatais, por exemplo, é excelente para cobrir solos mais fracos, atuando na filtragem da água e redução da erosão. Resiste bem a seca, ao pisoteio, mas necessita de muito sol, é uma forragem de pleno sol.

Já a grama São Carlos, se adapta muito bem a áreas sombreadas e um pouco mais úmidas,proporcionando um gramado denso. Por suas características fisiológicas, se adapta muito bem em regiões com clima frio, porém nada impede que seja inserida em regiões de clima mais quente.

A grama pensacola é perene, adaptada tanto a regiões de clima temperado, quanto tropicais. Apresenta resistência ao pisoteio, seca, geada, queimadas e é indicada também para o pastejo de animais e contenção das erosões. Muito utilizada também na forração de pistas de pouso de aviões.

A grama Bermuda apresenta alta resistência ao pisoteio e seca, e se regenera rapidamente. Por essas características, é uma das mais indicadas para uso em campos de futebol e áreas de lazer. Suas folhas são estreitas, apresenta um crescimento muito rápido e possui cor em verde vivo. Mais recentemente, por sua semelhança física com a esmeralda, vem sendo chamada de grama esmeraldinha.

Compare e escolha a espécie mais adaptada para sua área!

Poda

Uma poda realizada com qualidade é fundamental para o desenvolvimento de qualquer gramínea. Como a grama esmeralda apresenta altura máxima de 15 cm, é indicado podá-la quando ultrapassar 3 cm. A gramínea nunca deve atingir sua altura máxima, pois pode prejudicar a formação da forragem. É importante que a planta não fique muito curta, para que não enfraqueça e contribua para o desenvolvimento de plantas daninhas. É importante encontrar o equilíbrio para a poda correta e desenvolvimento da planta.

Como a grama esmeralda apresenta um crescimento menos acelerado, não é necessário realizar podas muito frequentes. Por isso, a espécie é uma excelente opção para quem não quer investir em podas frequentes ou que não possui muito tempo para cuidar da forragem.

Referências

Arruda, R.L.B & Henriques, E. Gramados. São Paulo: Europa, 1995, 63p. Bôas, R.L.V, et al. (2020) Sod production in Brazil. Ornamental Horticulture, v.26, nº3, p.516-522.

Gurgel, R.G.A. (2003) Principais espécies e variedades de grama. In: SIGRA – Simpósio sobre Gramados – Produção, Implantação e Manutenção. Botucatu. Anais... Botucatu: FCA/UNESP, 2003.1.

Lorenzi, H & Souza, H.M. (2001) Plantas Ornamentais do Brasil, arbustivas, herbáceas e trepadeiras. Nova Odessa: Instituto Plantarum, 2001, 1088p.

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
Categorias: