Bem vindo à Galpão Centro Oeste

Sementes Capim Humidícola cv. BRS TUPI Perolizada - Embalagem 10 kg - LANÇAMENTO EMBRAPA - Cod. SS

Seja a primeira pessoa a avaliar este produto

Produto esgotado. Avise-me quando voltar ao estoque.

Disponibilidade: Fora de estoque

R$0,00

Detalhes

A cultivar foi selecionada com base na produtivi­dade, vigor, produção de sementes e resistência por tolerância a cigarrinhas-das-pastagens.

 

Em avalia­ções agronômicas regionais e sob pastejo, mostrou capacidade suporte e desempenho animal superior em comparação à B. humidicola cv Humidicola em Campo Grande, no Acre e no sul da Bahia.

 

A BRS Tupi é uma excelente opção para a diver­sificação de pastagens em solos de baixa a média fertilidade e sujeitos ao alagamento temporário. Nas avaliações agronômicas e morfológicas, a BRS Tupi destacou-se por sua produtividade, vigor, rapidez de estabelecimento e boa distribuição de produção ao longo do ano comparada à comum.

 

O estabelecimento é mais rápido que as demais cultivares de B. humidicola (comum e cv Llanero/‘dictyoneura’), suporta alagamento temporário, tem alta taxa de crescimento e alta pro­dutividade de folhas sob pastejo. A relação folha/ colmo é alta e a digestibilidade também (50 a 61% nas folhas e 42 a 48% nos colmos). A resposta à adubação é maior na cultivar Tupi que nas duas outras humidicolas. Não obstante, A BRS Tupi possui exigência de fertilidade do solo similar à B. humidicola cv Humidicola (comum)

 

Resistência a pragas e doenças:

 

A BRS Tupi foi avaliada quanto à resistência às cigar­rinhas-das-pastagens Notozulia entreriana e Deois fla­vopicta e verificou-se consistentemente, altos níveis de sobrevivência do inseto e curtos períodos ninfais, caracterizando-o como bom hospedeiro do inseto. No entanto, em condições de campo, mostrou não sofrer danos apesar de alto número de insetos presentes.

 

Por conta do seu hábito de crescimento vigoroso condicio­nando um acamamento, favoreceu a uma maior multi­plicação das cigarrinhas do que na humidicola comum. A BRS Tupi mostrou-se resistente às cigarrinhas, por tolerância, revelando-se melhor planta hospedeira que a comum. No entanto, comparando-se ambas quan­to ao nível de resistência por tolerância, a BRS Tupi mostrou-se mais resistente.

 

Produtividade:

 

Em comparação com a humidícola comum, a BRS Tupi apresentou desempenho superior, sobretudo na seca, quando sustentou lotação mais alta e garantiu uma produção de 53kg de peso vivo/ha, comparada a 20kg da outra. A nova cultivar também possibilitou maior ganho de peso individual na estiagem em decorrência de sua melhor relação folha/caule e boa digestibilidade. Os resultados, contudo, variam de acordo com a região do país.

 

 

*** Na compra deste produto você ganha inteiramente GRÁTIS, tratamento de suas sementes com grafite, melhorando desta forma a plantabilidade da espécie ***

 

*** Características das sementes (matéria prima) ANTES do revestimento: Pureza MÍNIMA garantida: 95% / Viabilidade aproximada (TZ): 70%

Informações sobre o produto

Espécie Brachiária Humidícola cv. BRS Tupi
Padrão Revestida
Quilogramas por hectare 10 a 12
Hábito de Crescimento Estolonífero
Altura (m) Até 1,0
Exigência em Fertilidade de solo Baixa
Tolerância ao Frio Média
Tolerância a Seca Alta
Tolerância ao Encharcamento Alta
Tolerância a Umidade de Solo Alta
Tolerância a Cigarrinhas das pastagens Alta
Proteina Bruta na Matéria Seca (%) - Potencial 08 a 10
Produção Matéria Seca (ton/ha/ano) 08 a 10
Utilização Pastejo, Fenação, Controle de Erosão (Morros, Talude de Represas, Etc.).Suporta muito bem áreas sujeitas a alagamentos temporários (03 meses).
Animais Bovinos, Equinos, Caprinos, Ovinos, Aves e Suínos
Profundidade de plantio (cm) 1 a 2
Altura de Entrada/Saída (cm) - Pastejo Contínuo 25 / 10
Capacidade Suporte Potencial Águas/Seca (UA/ha) 3,6 / 1,7

Dê sua opinião

  1estrela 2estrela 3estrela 4estrela 5estrela
Nota do produto
Nota
Preço
Custo/Benefício

Opiniões sobre o produto

Seja o primeiro a opinar sobre este produto.