• Televendas
    (61) 3436-0030

Bem vindo à Galpão Centro Oeste

Sementes Panicum maximum cv. ARUANÃ Revestidas - Embalagem 10 Kg - Cod.: WS

Comprar
OU

Disponibilidade: Em estoque

R$138,95
em até 8 x R$ 20,64

Estimativa de frete

Detalhes

Adaptação:


Como a maioria dos Panicuns, o Aruana prefere solos leves, friáveis, férteis bem drenados e profundos. Exige precipitação pluviométrica acima de 800 mm anuais.

Resistência:


Possui boa resistência à seca, ao frio, à cigarrinha das pastagens e média ao sombreamento, porém, não tolera encharcamento em excesso.

Indicação:


Tem apresentado bons resultados na ovinocultura por apresentar características interessantes ao sistema, tais como:
- Porte médio (adequado ao ovino), atingindo aproximadamente 80 cm de altura;
- Grande capacidade e rapidez de perfilhamento;
- Propagação por sementes;
- Alta produtividade de forragem no inverno, com 35 a 40% da produção anual ocorrendo na seca;
- Boa tolerância ao pastejo baixo promovido pelo ovino, o que possibilita a adoção dessa técnica como parte da estratégia de controle de helmintos parasitas (favorecendo a exposição de larvas às intempéries climáticas como radiação solar e ventos); e,
- Arquitetura foliar aberta e ereta, típica das forragens cespitosas, propicia uma maior incidência de radiação solar e maior ventilação dentro do perfil da pastagem. Isso força a migração das larvas para a base do capim logo nas primeiras horas da manhã, após a secagem do orvalho, favorecendo o controle das verminoses.

Taxa de semeadura:


Mesma quantidade exigida pelo Tanzânia-1 e Mombaça.

Profundidade de plantio:


Os melhores resultados são obtidos com o uso de rolo compactador que incorpora essas sementes em torno de 2,0 cm de profundidade e aumenta o contato das mesmas com o solo, favorecendo a germinação. Não é recomendado o uso de grade niveladora. Pode-se adaptar um sistema de correntes atrás das semeadoras capaz de jogar um volume pequeno de terra nas sementes.

Produção:


Produção variando de 18 a 21 toneladas de matéria seca/ha/ano com 8 a 10% de proteína bruta na matéria seca. Apresenta digestibilidade in vitro em torno de 60% e alta palatabilidade.

Manejo:


Após 90 dias de germinação, faz-se o primeiro pastoreio com animais jovens, promovendo um corte até 30 a 40 cm de altura, para favorecer o perfilhamento e fortalecer o sistema radicular. Para um melhor aproveitamento da forragem no verão, recomenda-se que cada piquete seja subdividido com auxílio de cerca elétrica móvel, sendo movimentada em faixas, liberando-se 1/3 da pastagem a cada período de 3 a 5 dias.

Informações sobre o produto

Espécie Panicum maximum cv. Aruanã
Padrão Revestida
Quilogramas por hectare 06 - 08
Hábito de Crescimento Cespitoso
Altura (m) 0.8
Exigência em Fertilidade de solo Alta
Tolerância ao Frio Média
Tolerância a Seca Média
Tolerância ao Encharcamento Baixa
Tolerância a Umidade de Solo Baixa
Tolerância a Cigarrinhas das pastagens Média
Proteina Bruta na Matéria Seca (%) - Potencial 08 a 10
Produção Matéria Seca (ton/ha/ano) 20
Utilização Pastejo e Fenação
Animais Bovinos, Equinos, Muares, Ovinos e Caprinos
Profundidade de plantio (cm) 1.0
Altura de Entrada/Saída (cm) - Pastejo Contínuo 30 / 15
Capacidade Suporte Potencial Águas/Seca (UA/ha) 3,0 / 2,0

Dê sua opinião

  1estrela 2estrela 3estrela 4estrela 5estrela
Nota do produto
Nota
Preço
Custo/Benefício

Opiniões sobre o produto

MUITO BOM
Opinião de ANTONIO SERGIO CORREA DOMARCO em 09/04/2013
Gostaria de saber se vocês não tem embalagens de 02 kg e o preço?
Grato pela atenção.

Resposta Galpão Centro Oeste: Bom dia Sr. Sergio. No momento trabalhamos somente com embalagens de 10 kg para este produto e padrão. Agradecemos o seu contato.
Excelente!
Opinião de Diógenes Mattei em 07/01/2013
Qual o valor Cultural das sementes anunciadas?
Galpão Responde: As sementes utilizadas para elaborar o padrão revestido tem Valor Cultural acima de 75%, conforme termo de análise que acompanha nossas sementes.
plantio consorciado
Opinião de luiz antonio lourençoni em 29/10/2012
Ola gostaria de sabe se posso plantar o aruana nas entre linhas do milho para silagen !!!!

Galpão Centro Oeste: Bom dia! Sim, também pode estar plantando na entre linha do milho, porém trabalhe com uma taxa de semeadura de 7 kg por hectare neste caso, visando reduzir a competição entre plantas.
Bom, atende a demanda...
Opinião de Edson Jose de Lara em 22/10/2012
Muito Bom, espero que tenha um bom rendimento em solo relativamente ácido...

Resposta Galpão Centro Oeste: Bom dia Sr. Edson! É necessário a correção de solo, a Aruanã é um capim considerado de média exigência em fertilidade, se desenvolvendo muito bem em solos com pH em torno de 5,5.
Como plantar
Opinião de Aurelio em 16/10/2012
Joga-se a semente a lanço?? Há necessidade de adubação previa? Como se comporta em relação a ervas daninhas? Algum problema com umidade alta, pois moro proximo a Manaus (AM)?

Resposta Galpão Centro Oeste: Bom dia Sr. Aurélio! Sim, a semeadura também pode ser feita a lanço em área devidamente preparada e corrigida, para o plantio utilizar adubo fosfatado e em cobertura posteriormente adubo nitrogenado e o Cloreto de Potássio. Com relação a ervas daninhas, deve-se avaliar in loco a necessidade de uso de herbicidas e outras práticas. Quanto a umidade, há restrições quanto a umidade de solo.
Quantos quilos de semente por he?
Opinião de giuliano em 16/10/2012
Gostaria de saber quantos quilos gasto por he se der me enviar resposta por email giugaf@hotmail.com desde ja agradeco. Giuliano

Resposta Galpão Centro Oeste: Bom dia! A informação esta no corpo do anúncio, 10 a 12 kg por hectare. Estaremos enviando um e-mail para o senhor.
Bom para ovinos, em solo com média fertilidade
Opinião de Pedro Henrique Solek em 12/10/2012
Olá gostaria de saber a utilização desse produto em solos de media fertilidade, sem adubação, será que vai bem para a criação extensiva de ovinos.

Resposta Galpão Centro Oeste: Bom dia Sr. Pedro. O Aruanã, é recomendado para solos de média fertilidade, no entanto recomendo que analise o solo de sua área e verifique com o seu Engenheiro Agrônomo se há ou não a necessidade de correção/adubação.
SErá bom p/ vaca leiteira?
Opinião de ailton batista alves em 29/05/2012
Olá ainda não conheço este capim,mas parece ser muito bom .Será tolerante em piquet rotativo irrigado e adubado?. Para vacas leiteiras,se sim gostaria de plantar pelo menos uma ha,no aguardo.att; Ailton
Resposta Galpão Centro Oeste: Sim Sr. Ailton, também é recomendado para sistemas rotacionados e responde muito bem a adubação e irrigação; excelente para pecuária leiteira e de corte.